Como a Inteligência Artificial vai afetar os empregos na Construção Civil
Segundo o Fundo Monetário Internacional, FMI, a Inteligência Artificial , IA, vai afetar perto de 40% dos empregos em todo o mundo. O tema é complexo e vem gerando temor quanto ao futuro da oferta de empregos nas diversas atividades humanas. Como era de se esperar, o setor da Construção Civil também, será afetado.
Um relatório publicado pelo FMI indica os trabalhadores da indústria da construção com competências especializadas ou um elevado grau de responsabilidade são alguns dos menos propensos a ver os seus empregos substituídos pela inteligência artificial e os mais propensos a beneficiar da tecnologia.
O relatório concluiu que, embora as profissões de gestão na indústria da construção, como engenheiros civis e gestores de construção, que se enquadram maioritariamente nas categorias definidas pela Internacional Organization for Standartization, ISO, de profissionais, gestores e técnicos, estarão altamente expostas ao impacto da IA, também poderiam se beneficiar mais da tecnologia para melhoria de seu desempenho profissional.
Um dado positivo do relatório é que os trabalhadores que executam atividades manuais estarão muito menos expostos à possibilidade de perturbações causadas pela IA. Na verdade, eles deverão até ser beneficiados com a tecnologia complementar gerada pela IA na execução de suas atividades nos canteiros de obras.
Fonte: Construção Latino-americana/Liveprint