Da cozinha à construção: borra de café pode tornar concreto 30% mais resistente
Um estudo conduzido pela RMIT University, da Austrália demonstrou que a incorporação de borra de café ao cimento torna o concreto 30% mais resistente que o método convencional de produção desse importante e fundamental produto utilizado pela construção civil. Além disso, o método também reduz o uso de recursos naturais, como areia, nas construções.
Segundo a RMIT University, a Austrália gera 75 milhões de quilos de resíduos de café moído todos os anos, sendo que a maior parte vai para aterros. Em todo o mundo, cerca de 10 bilhões de quilos de café torrado são gerados anualmente.
Para fazer os testes, os pesquisadores coletaram o material em vários cafés da Austrália e secaram para remover a umidade. Em seguida, aqueceram o material orgânico seco em duas temperaturas diferentes, através de um processo de baixa energia e livre de oxigênio.
Os pesquisadores descobriram que, de todos os concretos testados, aquele que substituiu 15% da areia por borra de café aquecida a 350 °C levou a uma melhoria significativa nas propriedades do material, o que resultou em um aumento de 29,3% na força compressiva.
Ainda de acordo com, a equipe da universidade australiana a indústria do concreto tem potencial para contribuir significativamente para aumentar a reciclagem de resíduos orgânicos, como a borra de café.
Fonte: Canal Tech/Liveprint