Lagartos ensinam a aprimorar segurança na construção civil
O que tem um lagarto a ver com técnicas de construção civil? Segundo um estudo publicado na revista Nature, por pesquisadores espanhóis, a característica que esses animais apresentam no descarte e posterior recuperação de suas caudas, como forma de sobrevivência, pode ajudar a engenharia moderna a construir edificações mais resilientes a terremotos e outras catástrofes naturais.
No caso de um grande acidente, causado por um terremoto ou impacto automotivo, uma falha estrutural levaria a queda de apenas uma parte do prédio. Assim como nos lagartos, o sacrifício de uma parte da estrutura permitiria a salvação do restante da edificação.
Isso acontece porque, embora a construção toda seja parte de uma mesma estrutura, os blocos são parcialmente isolados. Quando um colapso se inicia, a abordagem garante que elementos específicos falhem antes da falha dos componentes mais críticos para a estabilidade do todo.
Na nova estrutura, os pesquisadores pensaram em um meio termo. As diferentes peças que constroem a edificação ainda são unidas entre si, mas em alguns pontos estratégicos essa união funciona como uma espécie de fusível. Assim, o prédio redistribui a sustentação no caso de uma pequena deterioração da estrutura.
Mais uma vez a natureza ensina aos homens como superar suas limitações tecnológicas.
Fonte: Veja/Liveprint