Manutenção preventiva de equipamentos é essencial na Construção Civil
A constante modernização dos equipamentos disponíveis para construção nos últimos anos tem oferecido ganhos de produção e aumentado o desempenho e a segurança dos operários do setor. Essa tendência tem sido acompanhada também por uma constante evolução nas práticas de manutenção preventiva desses equipamentos.
Esse tipo de manutenção é essencial para garantir que os equipamentos estejam sempre em perfeito estado de funcionamento, minimizando riscos e aumentando a produtividade. Essa forma de cuidado envolve inspeções regulares, lubrificação, ajustes e substituição de peças desgastadas antes que estas estejam danificadas.
O objetivo é manter as máquinas funcionando de forma eficiente, segura e contínua. Isso difere drasticamente de consertar, que pode resultar em paradas inesperadas, perda de produtividade, riscos para os operadores e custos elevados devido a reparos urgentes ou à necessidade de substituição de componentes danificados.
Além disso, estar com os equipamentos em dia contribui significativamente para a segurança dos trabalhadores. Equipamentos que são regularmente inspecionados e mantidos têm menor probabilidade de apresentar falhas inesperadas, o que pode reduzir o risco de acidentes.
É uma forma de proteger não apenas os investimentos em máquinas, mas também as vidas dos profissionais que dependem desses equipamentos para realizar seu trabalho.
Outro benefício importante é o aumento da vida útil dos equipamentos. Máquinas bem cuidadas tendem a durar mais e operar de maneira mais eficiente ao longo de sua vida útil. Isso resulta no cumprimento de prazos na obra, já que aquele equipamento não correrá o risco de uma parada não programada.
A manutenção preventiva não é apenas uma prática recomendada, é sim um investimento que traz benefícios incontestáveis a longo prazo.
Fonte: Revista M&T/Liveprint