Mercado imobiliário deve crescer 15% no primeiro quadrimestre deste ano
A venda de imóveis residenciais novos vem crescendo em todo Brasil, segundo a maioria dos analistas, o que deve fazer o primeiro quadrimestre de 2024 fechar com ótimas notícias para o mercado imobiliário. O comportamento do setor segue a tendência detectada no final do ano passado, quando se registrou um aumento de mais de 30% na quantidade de lançamentos. A expectativa agora é que o mercado registre ao longo de 2024 um crescimento de 15% em comparação ao mesmo período de 2023.
Os imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, lideram os novos lançamentos, como era de se esperar, mas outra tendência que se observa é que os maiores responsáveis por esse crescimento são os apartamentos de menor metragem, que se transformaram em uma verdadeira febre no Brasil.
Um imóvel pequeno virou a solução para uma grande fatia da população que depende do FGTS e do crédito imobiliário para realizar o sonho da casa própria, graças ao aumento dos preços em função da valorização do mercado.
Outra vantagem que os novos imóveis estão tendo é quando se compara com os valores das locações. Como os valores do alugueis são baseados em um percentual de 0,5% do valor de venda, encarar a parcela do financiamento mensal se torna a opção mais inteligente.
Fonte: Veja/Liveprint