Minha Casa, Minha Vida garante ano excepcional para o setor imobiliário
De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, o programa Minha Casa, Minha Vida – MCMV, continua sendo um motor para o crescimento do setor imobiliário no Brasil, caracterizando um ano excepcional para o setor imobiliário brasileiro.
Os lançamentos de imóveis aumentaram 31,8% no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 47.525 unidades. Esse número representa 50% dos lançamentos no mercado.
Em número de vendas, a participação do programa no setor passou de 36% no terceiro trimestre do ano passado para 44% neste ano. Foram 46.142 unidades, uma alta de 46,9%, configurando uma resposta rápida do setor aos ajustes no programa federal de habitação, segundo Celso Petrucci, economista da CBIC.
O Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial, desenvolvido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – Abrainc – e Deloitte, revelou um aumento de 10,1% na procura e 9,2% nas vendas do segmento econômico, também no terceiro trimestre de 2024.
No entanto, a CBIC alerta que esses resultados devem não se sustentar em 2025 caso o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, destinado à habitação, sofra cortes. “O compromisso fiscal do governo é crucial para manter ou reduzir os juros futuros”, alerta Petrucci.
Fonte: Portal Loft/Liveprint