Reforma tributária deve aumentar preço de imóveis
Representantes dos setores imobiliário e da construção civil alertaram, em nota conjunta, que a reforma tributária vai aumentar o custo de moradia de todas as faixas de renda, caso não se aplique um redutor de 60% na alíquota.
A nota foi assinada por 28 entidades imobiliárias, entre elas o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais, Secovi-SP, e afirma que os estudos técnicos e econômicos realizados por especialistas independentes demonstram claramente que vai aumentar a carga tributária sobre moradias, em todas as suas formas de atendimento.
O atual projeto da Proposta de Emenda à Constituição, PEC, estabelece um desconto de 40% na alíquota do Imposto sobre Bens e Serviços, IBS, dos estados e municípios e da Contribuição sobre Bens e Serviços, CBS, do governo federal, para transações com imóveis e de 60% para operações de aluguel.
As entidades afirmam que com um redutor de 60% a carga tributária atual seria mantida, evitando assim o aumento de preços. Para a locação de imóveis o setor pede um redutor de 80%, pois com os 60% a tributação do aluguel subiria 136,22%, segundo um cálculo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, CBIC.
Fonte: Revista Oeste