Retrofit: imóveis antigos que passam por uma transformação estão em alta no mercado
A novidade surgiu na Europa há algumas décadas e desde então vem sendo amplamente utilizada, tanto nos países europeus quanto nos Estados Unidos. Aqui no Brasil também já começa a ser aplicada no mercado imobiliário, em especial no cotidiano de construtores, arquitetos e decoradores.
Retrofit, em tradução livre, significa “colocar o antigo em boa forma”, com o sentido de renovação e atualização, sem perder as características do bem original. Não se trata simplesmente de uma reconstrução ou restauração, pois o efeito desejado é o renascimento do imóvel, dentro de um conceito de preservação histórica e de memória.
A modalidade tende a ser valorizada por um público mais maduro, que sabe o que procura, dentro de um nicho ainda novo de mercado, que não tem tanta velocidade nas transações. O Retrofit traz uma característica fundamental: ele não é só um imóvel reformado, é um bem que passou por uma transformação, que lhe deu não apenas vida nova, mas um estilo novo.
Outro destaque de imóveis residenciais com Retrofit é o tamanho das plantas. Em geral, os apartamentos mais novos, por exemplo, não têm pé direito alto, não têm peças amplas como os antigos. Um prédio novo oferece mais estrutura de lazer, e isso é uma tendência geral do mercado, mas o antigo privilegia a parte interna do apartamento.
Outra vantagem da modalidade é a revalorização: quem reformou um imóvel e resolver vendê-lo, vai receber o investimento de volta, pois um ‘retrofitado’ vale muito mais no mercado imobiliário.
Fonte: Bemparaná/Liveprint