Pular para o conteúdo
  • Economia
  • Setor da Construção se ressente da falta de investimentos do governo em infraestrutura

    Setor da Construção se ressente da falta de investimentos do governo em infraestrutura

    Segundo diretrizes do Banco Mundial os investimentos governamentais em infraestrutura devem ter no mínimo 3,7% do Produto Interno Bruto – PIB. O Brasil, entretanto, investe apenas cerca de 1,96% do seu PIB nesse setor extremamente importante para o desenvolvimento de uma nação.

    Isso significa que, entre transporte, saneamento, energia e comunicações, o Brasil precisaria investir R$ 197 bilhões por ano para sanar seu déficit em infraestrutura. Esse cálculo foi apresentado no início deste mês pela indústria de construção, que defende o aporte massivo e seu potencial para aquecer a economia.

    Na área da infraestrutura, os dados atualizados mostram que o país investe 0,38% em Transporte mas precisaria atingir 1,96%; Em Água e Saneamento o Brasil investe 0,25% e precisaria alcançar 1,44%; Em Energia: o investimento atual é de 0,86% e precisaria alcançar 0,89%; Finalmente, em Comunicação o investimento é de 0,41% e precisaria alcançar 0,47%

    Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – Cbic, Renato Correia, é desafiadora a tarefa de atingir estes níveis de investimento. Entretanto ele afirma que o momento atual da economia exige esse esforço do governo.

    Fonte: Grandes Construções/Liveprint

    Conteúdos relacionados